Como Acertar a Identidade Visual do Seu Projeto – Entrevista com Matheus da Outboxx Studio

Não há dúvidas de que a identidade visual de um projeto, seja ele um evento ou um projeto artístico, é extremamente importante para que ele tenha relevância. Duvida?

Quantas vezes você não deixou de ouvir um set de um DJ só porque o visual do projeto não te convenceu? Quantas vezes ignorou uma festa por causa de um flyer mal produzido? Justamente por isso a primeira entrevista do blog da Top Talent foi com Matheus Souza, sócio fundador da Outboxx Studio, que é nosso parceiro e cuida das artes visuais de alguns grandes nomes da cena eletrônica como FTampa (1M), EFinito (29k) e Clubbers (16k). Além disso, Matheus também é produtor de eventos.

Vamos ao bate papo:

 

 – Como vai Matheus? E a virada de ano, como foi?

– Tudo bem, graças a Deus. Fomos bem, mas sem férias!

 

– Que ótimo! Enquanto muitos descansam é quando mais trabalhamos, não é? Mas vamos lá, fale um pouco sobre você. De onde é? Quais coisas mais gosta de fazer? Porquê decidiu virar publicitário?

– Sou do interior de Minas Gerais, São João del Rei, e apesar de viver alguns momentos fora, sempre me estabeleci aqui. Depois de duas faculdades que não terminei, tomei coragem de largar tudo e seguir com uma vontade antiga de iniciar na área de Design e publicidade. Sempre estive envolvido na área de eventos desde que me formei no terceiro ano, primeiramente na república que morava em Lavras, e depois quando desisti da faculdade lá e retornei pra minha cidade natal. Sempre fui muito curioso pelo design, em todas as festas que estive envolvido, gostava de ser o designer, mesmo sem saber muito do assunto. Foi ai que comecei a caminhada nesse meio,e  meu maior professor sempre foi o Youtube! hahaha

 

Sempre fui muito curioso pelo design, em todas as festas que estive envolvido, gostava de ser o designer, mesmo sem saber muito do assunto.

 

– Youtube sempre salvando a vida de quem realmente corre atrás! Mas o que aconteceu que fez você seguir esse caminho e se especializar na produção de mídias para artistas de música eletrônica?

– Acho que tudo é uma questão de oportunidade, e além disso, de estar pronto, pra quando ela aparecer. De 2 anos pra cá, comecei a me aprofundar cada vez mais nisso, aprendendo novos programas, novas linguagens, novas ideias, inicialmente pros meus eventos, e com o sucesso deles com o tempo, pra outras pessoas. Posso dizer que minha primeira oportunidade nesse meio, foi com o Efinito. Eles já haviam tocado em algumas festas minhas, até o dia que postaram no facebook que estavam procurando um designer pra cuidar do projeto, mostrei meu portfolio, eles gostaram do que viram, e dai pra frente começamos uma parceria forte. Hoje em dia forneço trabalho pra mais de 20 djs no Brasil, além de agências, Clubs e eventos de grande porte.

Nenhum texto alternativo automático disponível.
Identidade Visual da track “Onde é o After” de EFinito

 

– Que bacana, é muito bom saber que um de nossos artistas foi o start para sua caminhada. Aqui na Top Talent, além da parte musical, também prezamos muito pela identidade visual de nossos artistas e eventos. O que você considera importante para uma identidade visual de respeito?

– Acredito que a identidade visual de um projeto, se não for a mais importante, seja uma das mais importantes na hora de um contratante escolher seu projeto. Já que vivi os dois mundos, de produtor de eventos, e de designer, digo com toda certeza que isso faz a diferença. Fotos em estúdio com bons fotógrafos, e uma logo que passe um conceito e seja profissional, são imprescindíveis pra quem deseja ter sucesso nesse meio.

 

Acredito que a identidade visual de um projeto, se não for a mais importante, seja uma das mais importantes na hora de um contratante escolher seu projeto.

 

– É exatamente esse o nosso ponto de vista também! E o que não pode faltar em um flyer de um evento? Tanto em informações quando no visual?

– Sobre o visual, acho que não tem uma fórmula mágica, o que vale mesmo é a criatividade e noção com relação a cores, simetria e posicionamento. Seguindo essas regrinhas básicas, o que vale é que seja impactante e atraia a atenção de quem vê de fora. As informações que não podem faltar certamente são: o local, data e horário, que são as informações mais importantes de um evento, e quando aparecem já eliminam as principais dúvidas.

 

– Perfeito! É nítido que os flyers de eventos eletrônicos são bem característicos em relação à outros tipos de eventos. O que você considera que marca essa característica desses flyers? Ou não tem algo em específico?

– Na verdade, eu acredito que eles te dão sempre oportunidade pra ousar, tanto em cores, elementos, formas… Você não precisa focar em um conceito só, você pode usar referencias de vários estilos pra criar um flyer único. Já vi flyers com conceito anos 80, que se encaixaram perfeitamente, já vi artes super tecnológicos que entregava outro tipo de conceito, então a música eletrônica te possibilita abrir um leque de opções muito grande com relação a isso.

 

– A viagem já começa no flyer então? hahaha. E todo designer tem aquele “detalhezinho” que mesmo sem perceber coloca na maioria dos trabalhos e acaba se tornando uma marca. Você já conseguiu identificar o seu? Ou procura sempre mudar tudo?

– Tento me renovar sempre, utilizando sempre o que vem sendo tendencia no meio. Ultimamente tenho aplicado conceitos mais modernos, usando gradientes, duotones, formas geométricas, mas também empregando algumas referências dos anos 80 e 90.

 

– Conte pra nós, quais os seu planos profissionais para 2018?

– Estamos expandindo a nossa empresa, pra que possamos atender uma gama maior de clientes, sem perder qualidade e prazos.

 

– Qualidade e prazo, um sonho se todos os designers prezassem isso! Fale um pouco sobre a Outboxx, sua agência, são quantas pessoas na equipe? O que você observa em um profissional para contrata-lo?

– Atualmente somos 4, eu sou o diretor de arte e motion graphics, a Lays é social media e criadora de conteúdo , Cassiano é filmmaker e editor de vídeos, e o Ricardo filmmaker e fotógrafo. Além de um currículo e cursos, eu procuro vontade de aprender e conhecimento. Da mesma forma que aconteceu comigo, nem sempre tudo tem que ser aprendido dentro de uma faculdade. Se a pessoa tem vontade de crescer e procura sempre viver por aquilo, acredito que esta no caminho certo pra chegar onde sonha. E isso é imprescindível dentro da nossa empresa, vontade de crescer e sempre aprender mais.

 

Além de um currículo e cursos, eu procuro vontade de aprender e conhecimento. Da mesma forma que aconteceu comigo, nem sempre tudo tem que ser aprendido dentro de uma faculdade.

 

– É o meu caso também! Finalizando nosso papo, você tem hoje como clientes grandes artistas como FTampa, EFinito, Clubbers e alguns grandes eventos também. Tem alguma sacada que você aprendeu com esses grandes players que gostaria de compartilhar com outros artistas ou produtores de eventos que estão começando?

– Todos eles tem uma história de superação na carreira. A ideia é nunca desistir, e se realmente quer viver do que ama, tem que correr atrás. Esse é o primeiro dia do resto da sua vida, então tira a bunda da cadeira, e corre atrás dos seus sonhos.

 

– Deixe seus contatos pra quem quiser acompanhar seu trabalho ou fazer um orçamento.

– Todas nossas redes são OutboxxStudio, estamos no Facebook, Instagram e Behance. É só pesquisar ai e mandar uma mensagem que será um prazer conversar com vocês!

 

– Matheus, nós da Top Talent te desejamos um 2018 repleto de realizações e sucesso e esperamos que essa nossa parceria permaneça por anos e anos. Um grande abraço

– Vida longa a nós! E feliz 2018!

 

Entrevista feita por: Caio Arthuso, CEO e Fundador da Top Talent

Compartilhe

Comente

Please enter your name.
Please enter comment.