Aprenda a usar o Tinder para potencializar sua divulgação sem gastar nada

Para os poucos que não conhecem, o Tinder é um aplicativo de paquera que vem fazendo um sucesso enorme entre os solteiros em todo Brasil e pode ajudar em muito na divulgação dos seus eventos e seu projeto artístico.

O app é gratuito, mas grandes empresas e artistas famosos pagam uma bagatela – a partir de 70 mil reais – para poder aparecer para milhares de usuários de uma só vez, e enviar uma mensagem automática com algum conteúdo promocional ao combinar. Vários artistas de renome nacional já fizeram campanha semelhante, e hoje foi a vez do Alok fazer a sua, gerando vários comentários em diversos grupos relacionados a música eletrônica, e por isso decidimos fazer esse post e compartilhar uma estratégia que já usamos com sucesso em alguns de nossos eventos.

Os usuários do Tinder são exatamente o mesmo público alvo da maioria das festas: Jovens, solteiros (Ou não também), à procura de companhias e de diversão, por isso ele é uma plataforma excelente para divulgar um evento. Muito se diz inclusive que ele ajudou na derrocada de várias festas, uma vez que as pessoas já não precisam mais ir à balada encontrar seus pares, da pra fazer isso em casa, pelo celular. Mas o que pode ter atrapalhado por um lado pode virar um grande aliado, e vamos te ensinar como agora.

Na verdade não tem nenhum segredo, você só precisa de usar a estratégia certa e um pouco de paciência e terá uma comunicação direta e extremamente íntima com seu público. Vamos para o passo a passo:

  • Crie um perfil no Tinder.

    Utilize o número de telefone para criar o perfil, assim você não precisa vincula-lo à sua conta pessoal do Facebook e tem a liberdade de colocar o nome que quiser.

  • Com o perfil criado, é hora de criar os atrativos que vão fazer as pessoas darem match.

    Coloque algumas fotos relacionadas ao evento ou ao projeto – Uma dica para eventos é usar o flyer que contenha as fotos dos artistas, já que no Tinder as pessoas querem ver outras pessoas que as  atraiam, e alguns podem ir no evento só porque achou algum (a) DJ bonitinho (a).

  • A descrição também é muito importante, e você pode usar 300 caracteres.

    Nada de colocar textos grandes e chatos, lembrando, as pessoas estão lá para ver pessoas, então dialogue com o público, fale de uma forma descontraída, talvez até usando insinuações para convencer o usuário a te dar um coraçãozinho.

  • Crie um atrativo ainda maior, faça promoções para quem combinar com você.

    Em eventos dê algum desconto nos ingressos, alguma bebidinha extra ou alguma regalia. Para artistas, ofereça algo exclusivo, algo que as pessoas se sintam especiais, todos adoram receber algo que a maioria não recebe.

  • Fique atento às configurações, se elas não tiverem bem reguladas você pode desperdiçar seu potencial.

    Na parte mostre-me, deixe marcado para aparecer para homens e mulheres, a não ser que você queira direcionar sua promoção para alguns dos gêneros. Na distância, ajeite de acordo com o que for mais interessante pra você. Uma dica é deixa-la para uma distância curta e à medida que for esgotando as pessoas dentro da distância estabelecida, ir aumentando o raio. Na faixa etária, a dica é deixar do mínimo ao máximo, assim abrangerá mais pessoas.

  • Agora é hora de começar a distribuir likes.

    Comece a passar o dedo da esquerda para a direita ou clique no coraçãozinho até que sua mão fique cansada. Enquanto mais pessoas você conseguir dar match, mais eficiente vai ser sua campanha.

  • Tive várias combinações, e agora?

    Agora está na hora de usufruir do seu esforço, mas faça isso com cuidado, as pessoas demonstraram interesse no que você está divulgando, mas não necessariamente “já querem ir pra cama”. Quer dizer que vou ter que escrever para cada pessoa individualmente? Não necessariamente, mas o ideal é manter-se como pessoa, demonstrar alegria por receber a combinação e dizer como a pessoa pode usufruir do benefício que recebeu sem parecer que você está empurrando algo pra ela. Seja gentil.

  • CUIDADO!

    Você está divulgando seu projeto ou evento e não angariando contatinhos, não deixe que o que está entre as pernas fale mais alto do que seu cérebro e acabe atrapalhando sua estratégia.

  • Bônus

    O Tinder tem mais funcionalidades quando é pago, e por um mês o valor do plano básico – mas muito funcional – é de cerca de R$25,00,  super em conta comparados aos custos de um evento, por exemplo. Quando você assina o Tinder + da pra mudar sua localização, permitindo combinações em cidades que extrapolem o raio que você está localizado. Você também não terá limites de curtidas, coisa que acontece no plano free, assim você não vai precisar ficar esperando 12 horas para poder voltar a curtir as pessoas.

 

Pronto, agora você terá uma fonte extra de público. Tem mais alguma coisa que você fez e deu certo com o Tinder? Adoraríamos saber! Deixe nos comentários abaixo. Também dê sua opinião sobre o post, adoramos os feedbacks.

 

Autor: Caio Arthuso, CEO e Fundador da Top Talent

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